Sobre imagem e autoestima

O post de hoje é sobre o conteúdo do vídeo mais compartilhado entre as mulheres na última semana: Dove Retratos da Real Beleza.

Se você não viu, segue a versão estendida:

Muitas vezes, quando falo de imagem pessoal, sinto as pessoas torcendo o nariz e consigo até imaginar os balõezinhos de “que fútil” saindo pela cabeça delas. Eu entendo, já que a referência carregada pela maioria foi absorvida em programas do tipo “esquadrão da moda”, que têm o hábito de atrair mais audiência com a ridicularização dos outros que com a solução de seus problemas de autoestima.

Na verdade, não se trata de futilidade ou egoísmo. Não há dúvidas de que o mundo é infinitamente maior que o nosso umbigo e possui problemas bem mais graves e urgentes que a escolha do que vestir.

No entanto, gostaria de pedir que você parasse um pouquinho e me respondesse uma coisa. Em quais dias você tem mais disposição para fazer algo de bom pelas pessoas? Nos dias em que você acorda com a autoestima no chão e fica de mau humor ou nos dias em que está feliz e de bem com o espelho?

Se sua opção foi a primeira, descobri uma exceção à regra. Eu sempre fico mais receptiva ao mundo quando sinto que está tudo ok comigo. E com a maioria das pessoas que conheço é assim.

Não há dúvidas. O mundo carece de mobilização social e amor ao próximo. Mas como desenvolver esse amor se, antes disso, não conseguimos nem amar o que a gente é?

Vejo que essa foi a grande sacada do vídeo, mostrar o quanto nós, mulheres, somos críticas conosco e o quanto isso repercute mal sobre a forma como lidamos com o mundo. Florence, umas das personagens, conclui que deveria ser mais grata pela sua beleza natural. “Isso afeta as escolhas dos amigos que nós fazemos, os empregos a que nos candidatamos, como tratamos nossas crianças. Afeta tudo. Não poderia ser mais crítico para a felicidade” relata. E ela tem toda razão.

Por isso, mais uma vez, a gente frisa o quanto imagem pessoal tem a ver com autoestima. E dá um ponto extra para a marca, que trouxe uma boa reflexão pra estimular a gente a se ligar menos em padrões de beleza e valorizar mais o que tem de essencial. Um exercício constante, né?!

E já que, pra todo assunto de grande repercussão, tem sempre uma turma disposta a fazer piada, o grupo de comédia californiano New Feelings Time fez a paródia sobre a visão que os homens têm deles mesmos. É pra dar muita risada e concluir que, no fundo, taí uma coisa que a gente precisa aprender com eles.

Anúncios

6 comentários em “Sobre imagem e autoestima”

  1. Amiga que texto legal! podemos mesmo ajudar mais e fazer o bem se estamos nos sentindo incríveis e é isso mesmo..precisamos aprender muito mais com os homens! Esses sim tem uma super autoestima sempre! amoooo isso!!

  2. Adorei! É isso mesmo… toda e qualquer transformação começa com a gente! É muito dificil ás vezes ter uma boa autoestima o tempo todo, por isso que é bom ter do nosso lado só pessoas que nos agregam e nos motivam! E o video é perfeito! Rí muito!

  3. Gente, amei o texto e o vídeo dos meninos então, nem se fala! Sempre admirei a autoestima masculina. Costumo dar o seguinte exemplo: um homem “feio”, tipo caminhoneiro olha pra vc, se vc olha de volta mais de uma vez ele já acha que vc ta dando mole! de verdade! hahaha
    ou então aqueles que levantam a camisa no calor e andam por aí, com o barrigão ao vento, nem aí para o resto do mundo! Parabéns para eles! rsrsrs
    E nós, mulheres, devemos correr atrás da nossa autoestima para ontem!
    Parabéns pelo texto!

  4. Ana…dei uma passadinha no seu blog e não tinha lido esse post ainda….adorei demais! Hoje tá chovendo muito por aqui..tô na última semana de férias e hibernando total…daqueles dias que a gente nem se olha no espelho e passa o dia todo de pijama! Quando vi o título…não pensei duas vezes…”precisada dessa dose de autoestima”…rs… Sempre disse para o Zorô que sou fã dele porque ele se acha demais e acho isso o máximo! Nós mulheres, somos realmente muito críticas com a própria imagem…perdemos um bocado de tempo com isso…e é bem bom quando estamos nos sentindo bem com nós mesmas…aí ninguém segura…

    Beijos e saudades!

    1. Nadia, fico feliz que tenha gostado! Aliás, é um prazer ter você como leitora. Essa coisa de autoestima rende post pra mais de metro. O jeito é a gente esquecer um pouquinho de tudo o que é imposto como padrão e acreditar que a gente é linda do jeito que é! 😉 Aproveite bem a última semana de férias. Um beijo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s