Hoje o 1º post do Dona Drama completa cinco anos. Um pequeno blog para a humanidade, mas um grande ato de coragem para mim, ainda em tratamento contra a timidez virtual que de vez em quando me paralisa em recaídas. De lá pra cá, foram 1826 dias de textões, projetinhos faça você mesmo e hiatos silenciosos com tanto a dizer quanto os posts de quatro – ou seis – parágrafos. É que a vida, mais implacável que os títulos brasileiros de filmes hollywoodianos de ação, vira e mexe me esbofeteia a cara só pra mostrar quem é que manda (sorte o meu amor ser bandido e eu continuar apaixonada por ela mesmo assim).
Olhando pra trás, não evito o clichê: muita coisa mudou. E não falo apenas do fato de que eu tinha 25 e hoje estou a uma semana de completar 31, mas de perceber e valorizar o tanto de coisas legais que fiz, de pessoas que conheci e de fôlego que tomei para não deixar esse espaço morrer.
Tenho muito respeito pela história cheia de aprendizados construída desde então. Sinceramente, acho o respeito pela própria história uma das maiores conquistas de qualquer ser humano. E se aprendizado é dádiva, a melhor forma de comemorar o tempo de blog é compartilhando os ensinamentos trazidos por ele nesse período. Assim, resumi tudo em cinco lições carregáveis também para a vida. Quem sabe não é uma forcinha a mais pra você tirar aquele projeto do papel também?! 😉
Vamos lá!
1- As pessoas não leem só o que você escreve, elas leem o seu coração. Aprendi que qualquer texto só convence o outro quando convence a quem o escreveu, quando tem verdade. E amor. Parece improvável, mas nossos sentimentos têm um maravilhoso poder de atravessar telas junto às palavras.
2- Poesia vale mais que ineditismo. Quase nada é inédito. Eu tinha essa coisa de querer publicar conteúdo nunca visto na história do mundo. Além de impossível, é pura bobagem. Ainda que todas as histórias já tenham sido contadas, as pessoas podem clicar em seus links apenas para ler como você combinou as palavras. Isso é a marca autorial, o borogodó do seu texto.
3- O ótimo é o pior inimigo do bom, ou “feito é o novo pretinho básico”, ou na dúvida, publique. Se você não quer ferir ninguém e já escreveu com atenção ao item 1, não há o que temer. A vida é feita de tentativa e erro. Nossos posts também. A boa notícia é que pode ser tentativa e acerto, mas você só vai saber se arriscar.
4- Não se preocupe em agradar a todos. Você não vai. E isso não vai acontecer porque ~nem Jesus agradou todo mundo~, mas porque não precisa. Quando o medo da rejeição nos domina, a gente acaba não se posicionando diante de muitos assuntos e perdendo em autenticidade. “Se não gostar é só não curtir”, disse sabiamente Arícia Possas, irmã e leitora de primeiras versões. No entanto, considere as críticas construtivas. São as que mais nos ajudam a melhorar. E vida que segue!
5- Dê feedbacks. Eu fico tão, mas tão feliz quando recebo um comentário, que logo percebi o quanto seria legal fazer isso com os textos que acho bacanas e/ou me inspiram também. Um comentário significa muito, sobretudo que a pessoa passou pelo formulariozinho chato do wordpress ou parou o cursor por alguns segundos em uma linha do tempo das mídias sociais. O mesmo vale para compartilhamentos!
Bônus:
6- Nossa vida pouco importa. Importa o que dela contribui para a vida de outras pessoas. Acho que fala por si só. 🙂
Se você também tem aprendizados de um blog e/ou projeto, fique à vontade para compartilhar suas lições. No mais, queria mandar um beijo pra minha mãe, pro meu pai e pra você, que é quem me faz pegar a flanela de letras e tirar a poeira de vez em quando. Que vez ou outra me incentiva com pedidos para voltar a escrever e dá cliques bem intencionados ao menor sinal de tem post novo. E que também me critica com jeitinho, mas sem dó. Gratidão sincera!
*Gratidão master à Elisa França. Além de ser minha ilustradora preferida, ainda me presenteou com essa imagem linda do post! Elisa, você arrasa! :*
Mas que gracinha! Ficou lindo o post de aniversário! Parabéns!
Oi Elisa! Demorou, mas saiu, rs. Fico feliz que tenha gostado. Eu amei o desenho. Obrigada!
Aninha Possas, Ficou ótimo! E vou colocar o “bônus” no meu quadro de recados. Vale ler sempre. Amei! Bjks Bia
Enviado do meu iPad
>
Bia, fico feliz que tenha gostado e queira levar alguma coisa para sua casa. Obrigada! Um beijo!
Parabéns pelos cinco anos de caminhada!!! Ao ler seu coração através das palavras nos posts, ele chegou até mim irradiando leveza, inspiração e criatividade!
Obrigada, Tiago! Tomara que ele continue por esse caminho.
Ana, que felicidade ver este texto e os ecos da vida que nos apresentou nele. ❤ Fico feliz de lê-la – acabo de transformar este blog num lugar cativo. Continue escrevendo! No próximo post, estarei aqui. Beijo!
Julie, que alegria ter você por aqui. Obrigada pela presença, pelo incentivo e pelo tanto de coisas que ainda compartilharemos. Já é minha professora favorita. E ninguém tasca! ❤