5 segredos para se aprender com Constanza…

E que não mereciam ser “confidenciais”.

Antes das dicas de conservação dos calçados, que devem sair até domingo, vou publicar um post que já estava em andamento desde a criação deste blog. Na verdade, trata-se de uma reprodução de partes do livro “Confidencial – segredos de moda, estilo e bem-viver”, da empresária e consultora de moda Constanza Pascolato, que fala de coisas tão pertinentes à boa imagem quanto um vestuário adequado.  Em virtude de algumas experiências pessoais nos últimos tempos, não vejo momento mais oportuno para tal publicação. Portanto, selecionei  5 trechos que dispensam quaisquer comentários. Seguem:

Abre aspas

1 – Ser educado é muito elegante. Educação é a forma básica de demonstrar respeito pelo outro. Quando nos empenhamos em praticá-la, nos aperfeiçoamos como seres humanos. Ser educado é essencial para viver melhor porque se trata de escolha determinante no tipo de contato que você mantém com o mundo. Parece uma ideia óbvia, antiga até, mas a boa educação transformou-se num valor poderoso; anticonformista por ser diferente da maioria mal-educada.

2 – Ostentação é arrogante. A ostentação é uma maneira de jogar na cara do outro, assim mesmo, sem qualquer sutileza, aquilo que você tem ou pelo menos deseja fazer parecer que tem. (…) A ostentação, na minha opinião, delata insegurança. É uma forma bastante imediatista e superficial de tentar “conquistar” o outro. Mostra certa ingenuidade também. Mesmo quem tem muito, quando faz questão de mostrar o que tem multiplicado por mil acaba parecendo mentira.

3 – Sua(o)  melhor amiga(o) é você. Passamos a vida inteira descobrindo mais informações a nosso respeito. Esse, aliás, é o grande barato da história. Para me convencer disso, de que é preciso estar sempre perto de mim mesma, costumo pensar em situações reais, às vezes ligadas ao nosso instinto de sobrevivência. Como naquelas instruções de segurança dos aviões, que indicam colocar antes a máscara de oxigênio em você e depois, só depois, nas crianças ou quem estiver precisando.

4 – Organize-se para realizar sonhos. Sonhar é tão necessário quanto se organizar para ir à luta. Foi pensando desse jeito que aprendi a gostar de disciplina, sem a menor ilusão de que seria simples administrar o embate permanente entre a sonhadora preguiçosa e a brava entusiasta que habitam este corpo de cinquenta e dois quilos – conquistados e mantidos na maior disciplina.

5 Simplificar é preciso. Simplificar a sua vida, entre outras decisões, significa ter coragem de deixar para trás até as pessoas que não combinam mais com você. No embalo dessa iniciativa, livre-se também de comportamentos e sentimentos que não tenham mais a ver com o seu estado de espírito.

Fecha aspas

Simples, né?!  Pra quem ainda não leu o livro, #ficadica!

Anúncios

Um comentário em “5 segredos para se aprender com Constanza…”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s